O equilíbrio entre a oferta e a demanda

O equilíbrio entre a oferta e a demanda

A oferta e a demanda são duas forças que garantem o funcionamento de um mercado, determinando preços e a quantidade de produtos oferecidos.

 

O que é a oferta e a demanda?

 

O termo oferta se refere à quantidade disponível de um produto no mercado, ou seja, aquela que as empresas querem ou podem vender.

 

Enquanto que a demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir desse produto, ou seja, sua procura.

 

Ponto de equilíbrio do mercado

 

Na Economia, a relação entre a oferta e a demanda é representada po um gráfico onde existe um único ponto de encontro conhecido como o ‘ponto de equilíbrio’.

 

Mas de fato, esta convergência indica o preço que o produto precisa ter para que sua oferta no mercado seja igual á sua procura. Sendo que, atingindo este equilíbrio de mercado, não existe excesso e nem escassez de produto, e a tendência é de que haja uma estabilização de preços.

 

Entretanto, esta estabilidade pode ser afetada caso surjam fatores externos, como novos concorrentes, uma crise econômica ou novas tecnologias. Sendo necessário subir ou descer o preço do produto, acompanhando o movimento da oferta e da procura do mesmo, para que se possa alcançar o ponto de equilíbrio novamente.

 

Lei da oferta e demanda

 

Ainda na economia clássica, Adam Smith elaborou o conceito da ‘lei da oferta e da demanda’, que relaciona a determinação do preço de um produto com sua demanda e oferta no mercado.

 

Essa lei diz que, se existe mais produtos do que interessados em os comprar, os preços tendem a cair. Enquanto que por outro lado, se um produto estiver em falta, seu preço tende a aumentar.

 

Este movimento de subida e descida de preços deveria fazer com que o mercado alcançasse um ponto de equilíbrio, no qual, a oferta é igual à demanda. Todavia, este modelo apenas funcionaria em um mercado com concorrência perfeita, ou seja, no qual se tenha muitos vendedores e muitos compradores, fazendo com que esses agentes econômicos fossem incapazes de sozinhos, alterar o equilíbrio de preços.

 

Como a pandemia influenciou a oferta e a demanda de alimentos no Brasil?

 

Com o aparecimento da pandemia e o surgimento do ‘lockdown’, nós brasileiros começamos a cozinhar mais em casa, aumentando então a demanda dos supermercados em itens básicos como arroz, feijão e soja.

 

Mas este não foi o único fator pois, há pouco tempo atrás, os produtores de determinadas culturas como o arroz, estavam desestimulados com o valor da mercadoria no país e produziram menos do que poderiam fazer, e desse pouco que produziram, a maioria tem sido exportada.

 

Segundo o administrador e mestre em economia, Luiz Carlos Ongaratto, existe um fator limitante da safra, que é de um ano para outro, sendo que agora no curto prazo nós estamos consumindo aquilo que foi plantado há muitos meses atrás, além disso, o próprio estoque de arroz caiu 80% já que os produtores não se preocupavam em estocar na época, pois o produto estava em baixa.

 

A soja também que vinha ganhando volume, passou a ser ainda mais demandada pelo mercado exterior, e com a alta do dólar, os produtores têm preferido exportar, fazendo assim com que o preço do óleo de cozinha, do pacote de cinco quilos de arroz, do trigo, o leite e as carta bovina, suína e de aves, começasse a apresentar um forte aumento tanto pelo período de entressafra, quanto pelo aumento das exportações.

 

Posts relacionados

Estágio em Química, Bioquímica e Farmácia

Estágio em Química, Bioquímica e Farmácia

Empresa multinacional com mais de 9 mil trabalhadores espalhados pelo mundo, está contratando!! Com o objetivo de contribuir com a saúde de mulheres de todo o mundo, é líder no desenvolvimento de medicamentos voltados ao […]

Leia mais
Estágio em Filosofia – Guarulhos

Estágio em Filosofia – Guarulhos

VAGA DE ESTÁGIO EM FILOSOFIA!!!!     Empresa: Centro Educacional Local: Jardim Aida, Guarulhos – SP Horário de Estágio: 4° das 7:00 às 13:00 (1x na semana) Bolsa Auxílio: R$ 600,00 + Auxílio Transporte Cursos: […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade