Cargos no ambiente corporativo

Quem nunca se sentiu perdido quando falavam sobre os diferentes cargos dentro de uma empresa? Todos aqueles nomes complicados e muitas vezes em inglês que dão a impressão de a pessoa exercer tarefas de grande responsabilidade e estar no alto escalão da empresa, são muito importantes dentro do meio corporativo.

Mas bem, o que significa ser um CEO, CMO, CFO e outras siglas? E qual é a grande diferença em uma vaga junior, pleno e sênior? Para que servem essas classificações na prática?

 

C- LEVELS

Cargos como o de CEO e CMO são conhecidos como C-Levels, são os cargos de chefia dentro da empresa.

Eles são dados para os líderes de cada departamento. São responsáveis pela gestão da área, e são considerados os mais habilidosos e experientes dentro de seu time.

Alguns desses cargos são:

 

CEO (Chief Executive Officer)

Talvez o cargo mais conhecido, o CEO, ou diretor executivo é quem tem o cargo principal dentro da hierarquia da empresa. Normalmente é ocupado pelo fundador ou presidente, que tomará todas as grandes decisões, dando o ponto final nas questões mais importantes.

 

CFO (Chief Financial Officer)

O diretor financeiro é responsável por todo o planejamento e gerenciamento da parte financeira da empresa, garantindo uma gestão eficiente dos recursos.

 

CMO (Chief Marketing Officer)

Responsável por coordenar todas as ações de Marketing da empresa, o Diretor de Marketing é quem cria estratégias para captar e fidelizar novos clientes, e em cuidar da imagem da marca.

 

COO (Chief Operating Officer)

Quem gerencia as operações diárias da empresa é o Diretor de Operações. Mesmo que nem todas as empresas tenham esse cargo, ele é muito útil para repassar estratégias e organizar os funcionários e tudo o que deve ser feito.

 

Outros C-Levels que podemos ver dentro das empresas são: CTO (Diretor de Tecnologia), CHRO (Diretor de Recursos Humanos), CSO (Diretor de Segurança), entre outros.

 

JUNIOR, PLENO OU SENIOR

Outra questão que você já deve ter se deparado é o nível das vagas. Normalmente dividias entre junior, pleno e sênior, os níveis diferenciam o nível de conhecimentos do profissional, seu salário e tempo dentro da empresa.

 

JUNIOR

O profissional de cargo junior normalmente é aquele que acabou de se formar na faculdade e não possui muita experiência profissional. Ainda está no início da carreira e ao tomar qualquer decisão, necessidade de apoio de alguém de cargo superior.

 

PLENO

Como já tem alguns anos a mais de experiências, o pleno tem mais responsabilidades dentro da empresa, e consequentemente, também um salário maior. Ele costuma ser superior ao junior, mas ainda deve prestar ordens aos demais gestores.

 

SENIOR

O sênior costuma ser a pessoa de maior conhecimento dentro de sua área. É alguém já a bastante anos dentro da empresa ou do ramo que atua, e que consegue transmitir conhecimento e liderança para com os demais.

 

A Enterpriserh tem como o objetivo, não só auxiliar empresas a cresceram, mas também ajudar aqueles que querem iniciar ou se recolocar no mercado de trabalho. Fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, para mais matérias como essa e vagas que podem dar match com você!

Instagram

Facebook

Linkedin

E-mail Comercial

 

 

 

 

Posts relacionados

ESTÁGIO EM ELETRÔNICA – VILA FORMOSA

ESTÁGIO EM ELETRÔNICA – VILA FORMOSA

Empresa: Tecnologia em controle de aquecimento. Local: Vila Formosa, São Paulo – SP Horário de Estágio: 09:00 às 16:00 com 1 hora de intervalo Bolsa Auxílio: R$ 900,00 + Auxílio Transporte Curso: Técnico em eletrônica, […]

Leia mais
Entenda o papel do agente de integração

Entenda o papel do agente de integração

O que faz o Agente de Integração? O agente de integração é responsável por auxiliar em todas as questões referentes a contratação do estagiário. É a ponte que torna todo o processo mais fácil, ágil […]

Leia mais

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade